Segundo a visão da inicialmente da AMD e agora também
da Intel, muitas das aplicações que estão em
voga nos dias de hoje possuem algo em comum: precisam manipular,
endereçar e processar grandes quantidades de dados no menor
intervalo de tempo possível.
Entre vários exemplos que se encaixam nesse caso, estão
as transações financeiras seguras, a criptografia
de dados, detecção de fraudes, biometria, CRM, ERP,
reconhecimento de voz, modelagem de dados, manipulação
de vídeo e até jogos com suas simulações
de realidades alternativas.
Seguindo esse raciocínio, pode-se afirmar que qualquer
programa manipulando grandes quantidades de dados, que precisam
ser processados e transferidos rapidamente sem nenhuma interrupção,
podem tirar proveito da arquitetura de 64 bits.
Para ter uma idéia melhor para que veio o 64 bits, é
o aumento da capacidade de endereçamentos no processador e
memória. Enquanto o 32 bits permite no máximo endereçar
4GB ( 4 gigabytes ), em 64 bits é possivel endereçar
até 16 EB ( 16 exabytes ). Isso não quer dizer que os processadores
tem acesso ao máximo de endereçamento, isso deverá ser gradual
a cada lançamento de novos processadores e levará em
conta a demanda do mercado. Essa capacidade de endereçamento
foi só uma consequencia da inserção da tecnlogia
de 64 bits. Internamente, as mudanças nos processadores que
receberam essa tecnologia, foram enormes, porem são controlados.
Por efeito de curiosidade: 64 bits => 264 = 18.446.744.073.709.551.616
bytes.
Conversões entre grandezas:
1 Byte = 8 Bit
1 (KB) Kilobyte = 1024 Bytes
1 (MB) Megabyte = 1048576 Bytes
1 (GB) Gigabyte = 1073741824 Bytes
1 (TB) Terabyte = 1099511627776 Bytes
1 (PB) Petabyte = 1125899906842624 Bytes
1 (EB) Exabyte = 1152921504606846976 Bytes
1 (ZB) Zettabyte = 1180591620717411303424 Bytes
1 (YB) Yottabyte = 1208925819614629174706176 Bytes |