PRODUTOS
SERVIÇOS
SISTEMAS
DICAS
EMPRESA
 
MAPA DO SITE
 Home > Informação
 
Plataforma 64 bits

Inicialmente os sistemas de computadores baseados em 64 bits foram desenvolvidos para servidores de rede e estações de trabalham que exigiam altos desempenhos do computador.

A AMD visando obter uma fatia maior de mercado de processadores, lançou em abril de 2003 os primeiros processadores de 64 bits para PC, um voltado à usuários finais e outro para servidores de rede.

A arquitetura do processador é totalmente em 64 bits mas suporta normalmente as aplicações atuais de 32 bits e opera normalmente em processos simultaneos de 64 e 32 bits.

Diferença entre o atual concorrente: Intel
A principal diferença entre os processadores da AMD64 e seu principal concorrente, o Itanium da Intel, é a capacidade do chip da AMD de executar as atuais aplicações de 32 bits em modo nativo – ou seja, sem a perda de desempenho –, além das aplicações de 64 bits criadas a partir do novo conjunto de instruções que a AMD batizou de x86-64. Como o próprio nome sugere, a fabricante adicionou novos comandos ao velho e conhecido conjunto de instruções do x86, para manipular informações de 64 bits.
Para que 64 bits?

Segundo a visão da AMD, muitas das aplicações que estão em voga nos dias de hoje possuem algo em comum: precisam manipular, endereçar e processar grandes quantidades de dados no menor intervalo de tempo possível.
Entre vários exemplos que se encaixam nesse caso, estão as transações financeiras seguras, a criptografia de dados, detecção de fraudes, biometria, CRM, ERP, reconhecimento de voz, modelagem de dados, manipulação de vídeo e até jogos com suas simulações de realidades alternativas.

Seguindo esse raciocínio, pode-se afirmar que qualquer programa manipulando grandes quantidades de dados, que precisam ser processados e transferidos rapidamente sem nenhuma interrupção, podem tirar proveito da arquitetura de 64 bits.

 
www.Syncronia.com.br - 2004